A Rede Participação Juvenil de Sintra (RPJS), aproveitando o espaço de intervenção destinado aos Munícipes interveio na Assembleia Municipal de Sintra, representada pelo Frederico Carreiro, a nossa intervenção focou-se no funcionamento do Conselho Municipal de Juventude. Abaixo fica o discurso lido na altura desenvolvido pela RPJS. 

Jovens e a participação nos Processos de Decisão

Se é certo que os jovens são o futuro, é importante perceber que espaços e lugar(es) ocupam estes no moldar do presente, e quais a condições criadas para este acesso. De que forma a nível local, concelhio, as instituições que governam o território promovem espaços para que o futuro se pronuncie hoje, de que forma capacitamos os jovens para tal e que iniciativas decorrem que promovam este aproximar dos jovens a estas instituições com vista a uma participação juvenil significativa.

“Eu quero fazer um intercâmbio! Eu quero esforçar-me para envolver mais jovens da minha comunidade! Fazer de ideias uma realidade! Informar os jovens dos seus direitos! Participar em mais projetos! Melhorar a comunicação entre decisores e cidadãos! Quero tornar-me mais dinâmica e ir à aventura!” Estas foram algumas das ideias que saíram do 2º Encontro Municipal de Juventude (EMJ), em 2014.

A Rede de Participação Juvenil de Sintra, continua a promover oportunidades de capacitação dos jovens, associações, técnicos e comunidade no sentido de potenciar a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão.

“Os jovens cidadãos e cidadãs precisam de ter um poder real no processo de decisão de forma a terem a motivação para a participação.” In 2015 Youth Report, European Comission

É importante que neste espaço de todos, a Rede de Participação Juvenil de Sintra, se criem momentos para nos questionarmos, interrogarmos e com opiniões diversas nos possamos transformar, evoluir.  

Documentos fundamentais

Carta de Recomendações

 

SMS! Sintra Muda Sintra!

Liga-te

Promotor   logo dinamo    Parceiros   logo jfams  logo ass memoria    Financiamento   logo gulbenkian  logo eea grants