Jovens e a participação nos Processos de Decisão

Se é certo que os jovens são o futuro, é importante perceber que espaços e lugar(es) ocupam estes no moldar do presente, e quais a condições criadas para este acesso. De que forma a nível local, concelhio, as instituições que governam o território promovem espaços para que o futuro se pronuncie hoje, de que forma capacitamos os jovens para tal e que iniciativas decorrem que promovam este aproximar dos jovens a estas instituições com vista a uma participação juvenil significativa.

São estas e outras questões, que nos levam a realizar o OPTA TU!, Conferência - Jovens e a Participação nos Processos de Decisão,  no dia 23 de Janeiro em Sintra a partir das 09h30, no MU.SA (Museu das Artes de Sintra, na Av. Heliodoro Salgado). Aqui com um especial enfoque na partilha de algumas práticas neste sentido, bem como com alguma reflexão critica sobre o tópico.

Assim no dia 23, contaremos com um painel que nos trará boas práticas e contributos para a reflexão em torno da participação significativa dos jovens. Receberemos o projeto Jovem Autarca da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que com uma equipa de jovens eleita pelos seus pares, gere um orçamento para actividades e projetos; Contaremos também com o projeto Assembleia Municipal Jovem da Câmara Municipal de Sintra, que este ano vai na sua 4ª edição, e conta com a participação de cerca de 80 alunos das escolas de Sintra; e Olga Glumac, dirigente associativa, desenvolvendo investigação académica na área,que fará uma intervenção em torno de parcerias significativas entre jovens e autoridades locais. Contaremos também com a presença do Exmo. Sr. Vice Presidente, Vereador com o pelouro da Juventude, Dr. Rui Pereira.

Pretende-se uma conferência participativa, pelo que a plateia terá momentos específicos onde será convidada a participar - para além do comum espaço de questões.

O nosso dia não se esgota, no entanto, na parte da manhã. No período da tarde a Rede Participação Juvenil de Sintra, com o seu grupo impulsionador, continuará os trabalhos, para de forma horizontal e em co-decisão, lançar as sementes para os seus próximos passos.

A inscrição para o OPTA Tu! pode ser feita em: https://goo.gl/DHV14e.

A Rede de Participação Juvenil de Sintra, está nesta fase a concluir um período intenso de trabalhos em prol do aproximar os jovens dos espaços de decisão, empoderando-os para uma maior participação política. Este biénio que agora termina, 2014-2016, conta com o suporte financeiro do apoio Programa Cidadania Ativa - um instrumento de apoio às ONG, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants, com a Noruega, Islândia e Liechtenstein como estados doadores) e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Documentos fundamentais

Carta de Recomendações

 

SMS! Sintra Muda Sintra!

Liga-te

Promotor   logo dinamo    Parceiros   logo jfams  logo ass memoria    Financiamento   logo gulbenkian  logo eea grants