Apresentação

A Rede Participação Juvenil de Sintra tem como visão: inspirar a sociedade para a importância da participação juvenil nas comunidades, aproximando os jovens dos processos de tomada de decisão, privilegiando a cooperação com as várias entidades ligadas à juventude, decisores políticos e poder local.

Por forma a clarificar o nosso entendimento em torno do conceito de participação juvenil, usaremos o modelo defendido no Faz-te Ouvir, Manual sobre a Carta Europeia Revista sobre a Participação dos e das Jovens na Vida Local e Regional, editado em Setembro de 2015, que aborda as Dimensões de Participação Juvenil (DPJ), conforme abaixo indicadas:

  • Participação em actividades promovidas por terceiros;
  • Participação através de iniciativas juvenis;
  • Participação em projectos de voluntariado;
  • Participação em organizações juvenis;
  • Participação em processos políticos de tomada de decisão;
  • Participação através da co-gestão.

 

***

 

Em Julho de 2011, um grupo de 8 jovens do concelho de Sintra, com o apoio da associação juvenil Dínamo e com o interesse comum de melhorar a(s) sua(s) comunidade(s) fomentando uma participação juvenil activa, iniciou a construção de um projecto que consideramos premente para o concelho: a Rede Participação Juvenil de Sintra. Este primeiro passo criou a pdfCarta de Recomendações da RPJS.

Em Maio de 2012, um novo grupo de 10 jovens do concelho de Sintra, apoiados pela Dínamo, recebeu o testemunho e implementou o 1º Levantamento de Necessidades dos Jovens de Sintra! Através de sessões dinamizadas pelo grupo impulsionador em conjunto com a Bolsa de Formadores da Dínamo, este processo participativo contou com a participação de 8 organizações e mais de 120 jovens e culminou no I Encontro Municipal de Juventude de Sintra e na apresentação pública do SMS - Sintra Muda Sintra! em Setembro de 2013.

Em Fevereiro de 2014, iniciou-se uma nova fase neste processo, promovido pela Dinamo, em parceira com a J.F. Agualva Mira Sintra e a Memória Apuarada, com o apoio do Programa Cidadania Ativa, um instrumento de apoio às ONG, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde então realizámos duas edições do Encontro Municipal de Juventude em 2014 e 2015, sessões de capacitação e sensibilização para a co-gestão e programas públicos, duas formações de participação política dirigidas aos jovens, promovemos debates em torno de temas relacionados com o empoderamento dos jovens para a participação política, e muito caminho existe a fazer.

Hoje, a Rede Participação Juvenil de Sintra afirma-se pela a sua missão: a criação de espaços de encontro, partilha, aprendizagem e desenvolvimento de competências para os jovens, onde haja lugar ao contributo das organizações ligadas à juventude, em prol de uma maior e mais capacitada participação juvenil.

A Rede Participação Juvenil de Sintra é um projecto que continua em desenvolvimento e que continuará a integrar os jovens, organizações/associações juvenis (governamentais ou não-governamentais), trabalhadores socioeducativos, grupos informais e decisores políticos tendo como objectivo informar, discutir e participar no domínio da Juventude no Concelho, como uma associação juvenil de pleno direito.

 “A participação na vida democrática de qualquer comunidade é mais do que poder eleger representantes e ser elegível(...). A participação e a cidadania activa têm que ver com ter a oportunidade, os meios, o espaço, o direito e, sempre que necessário, o apoio, para participar e influenciar decisões e envolver-se em acções e actividades de forma a contribuir para a construção de uma sociedade melhor”.

In Carta Europeia Revista da Participação dos e das Jovens na Vida Local e Regional, Congresso de Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa, Maio de 2003.

Documentos fundamentais

Carta de Recomendações

 

SMS! Sintra Muda Sintra!

Liga-te

Promotor   logo dinamo    Parceiros   logo jfams  logo ass memoria    Financiamento   logo gulbenkian  logo eea grants